A habilidade de se comunicar com solidez e confiança é uma prática que exige conexão e constância. Como um iniciante de corrida que decide participar de uma maratona, nos deparamos com a necessidade de planejamento, organização, fortalecimento, prática e compromisso com o objetivo. Esses dias me propus a lembrar da minha primeira experiência como palestrante e foi frustrante recordar que não fui bem, pois não havia me preparado como deveria. Eram duas apresentações de artigos científicos em um congresso no Peru que envolvia um público diverso composto por participantes de diversos países da América Latina e se quer havia pensado nesta complexidade.
Naquele mesmo dia, voltei ao hotel determinada a planejar minha segunda palestra com qualidade e comprometimento. Se voltarmos em nossa história resgatando o período escolar, todas as vezes que nos submetemos aos trabalhos em grupo com apresentação para toda sala, era o sistema educacional nos ensinando que todos os conhecimentos produzidos precisam ser compartilhado, bem como nos preparou, mesmo que minimamente, para os enfrentamentos de uma prática de comunicação que se estenderia em nossa fase adulta através de reuniões de trabalho, faculdade, cursos, palestra, dentre outros. Como seres desenvolvidos através da linguagem, a comunicação é uma necessidade humana e vai muito além da transmissão de palavras. Somos capazes de nos comunicar mesmo sem intenção.
A chave é estar aberto, atento e presente. Aprender o exercício da escuta e comunicação requer treinamento e prática diária, viver as experiências, se propor a se relacionar com o outro em suas variações de linguagens corporais, emocionais, expressões, códigos. Saber se comunicar é, em sua essência, saber ouvir e interagir com o outro considerando o contexto, objetivo e seus participantes. Importante entendermos que não corremos antes de andar, portanto, tenha calma, fortaleça-se em um passo de cada vez, aumente o ritmo gradativamente, observe seus resultados, faça as mudanças necessárias, recue se for estratégico e avance quando estiver confortável com o progresso.
A comunicação poderá te abrir portas se mantiver estruturado junto a um olhar crítico e uma escuta ativa. Falhar também é uma parte importante do processo, foi em meus primeiros erros que descobri e aprendi o meu caminho para uma comunicação efetiva.
Para mais informações e/ou atendimento, entre em contato.
Forte abraço!
Commentaires